quarta-feira, 26 de março de 2014

Preparar a chegada de um coelho

Quando queremos ter um coelhinho, é preciso mudar certas coisas na nossa casa para o receber e também é preciso comprar utensílios que farão parte da vida do bichinho!

Uma coisa que se tem mesmo de fazer,  que até de certa forma dá mais jeito é a vocês, é tornar a casa ou o quarto à prova de coelho. Isto é importante para que ele não se aleije e para não estragar as vossas coisas.
É preciso ter em atenção os cabos eléctricos, sejam de televisões, carregadores ou fones, o coelho vê isso e estraga-os em segundos! É perigoso porque pode apanhar choques e é muito chato para vocês, lá terão de gastar dinheiro em algo que poderia ter sido evitado.. Sei bem o que isso é!!
É necessário ter cuidado com plantas, há certas plantas que, quando ingeridas, podem fazer mal ao coelhinho. Por fim, ver se há buracos ou espaços entre móveis e paredes, onde ele possa ficar preso, e tapá-los.
Por experiência própria, é preciso ter cuidado também com sapatos e malas (pobre da minha irmã...) Mas, à medida que vão conhecendo o coelhinho, vão perceber o que ele mais gosta de roer e aí vão poder afastar essas coisas dele!
Estas são as três principais razões para que tornem o espaço à prova de coelho e, quando isto é feito,  não há razões para manter o vosso coelho fechado!

Materiais

Os básicos que devem ter para o vosso coelho são:
- um bebedouro, tanto pode ser  daqueles que são uma garrafa com a ponta metálica ou então uma taça de cerâmica. Se escolherem a última, terão de mudar a água umas 2 vezes ao dia que ela fica cheia de pêlos;
- uma taça para colocar a comida;
- um wc com um litter próprio;
- um suporte para colocar o feno;
- uma escova para o pêlo;
- uma tesoura para cortar as unhas (caso o façam em casa).

Alojamento

Há vários tipos de acomodações que podem escolher, tanto em função do vosso coelhinho como também do espaço disponível..

Gaiola:
Esta é o tipo de casa mais utilizada por cá. Ela deve ser bem grande, o coelho deve conseguir andar lá confortavelmente e deitar-se todo esticadinho como gosta..
Actualmente uso uma gaiola, 90cm long x 52cm larg x 46cm alt, comprei no Tienda Animal, um site espanhol muito bom com óptimos preços e promoções.
A gaiola é uma boa opção porque se limpa facilmente e é fácil de transportar.


Pen:
Tanto podem ser os parques de crianças ou estes de arame representados na imagem! Eu tenho um destes, utilizava antes da gaiola, mas como o Poopsy passa uma semana comigo e outra com o meu namorado, achamos mais fácil cada um ter a sua casa!
As pens são práticas porque podem ter a forma que a pessoa quiser e pode-se sempre adicionar mais painéis para tornar o espaço maior.


Cubos Desmontáveis:
No inicio queria muito isto mas não encontrei por cá em lado nenhum.. esta semana fui a um chinês gigante e eles tinham lá, fica para a próxima!
Este tipo de casa é excelente. Além de se poder construir para os lados, tornando o espaço maior, e para cima, para que ele não consiga saltar, é muito bom porque dá para construir andares, ocupando menos espaço na divisão!
Os quadrados são unidos através de peças próprias ou então por aquelas tiras de plásticos muito resistentes e baratas, que estão na imagem! A primeira imagem foi tirada de um instagram muito bom, Hugo and Howard Rabbits, isto é um espaço dividido para dois coelhos. E o segundo é da Bella and Nova, também do instagram.



Apesar dos coelhinhos terem estes espaços deles para estarem, não significa que não saiam. Estes animais precisam de 4h diárias de exercício e isso implica estarem fora do seu cantinho. Lá dentro não vão poder socializar, brincar, correr que nem doidos ou fazer-vos companhia. Deixem-nos estar soltos para que possam viver bem e felizes J

Sem comentários:

Enviar um comentário