segunda-feira, 24 de março de 2014

Higiene

Os coelhos são animais  extremamente limpos, passam uma boa parte do seu dia a lavarem-se, a lavarem os seus amigos coelhos (se tiverem) e até lavam o seu dono!



Por serem tão asseados, os coelhos não precisam de tomar banho. Até pode ser uma experiência muito traumática para eles e isso pode até levar à sua morte pois, como se assustam muito facilmente e podem morrer disso, um banho desnecessário pode stressá-los muito e ter graves consequências.
Assim, deixem o vosso coelhinho tratar da sua higiene e dêem apenas uma ajudinha noutros pontos essenciais!

Escovar

Os coelhos, ao lavarem-se, ingerem muito pêlo, principalmente nas alturas em que estão a mudar a camada de pêlo. Normalmente esta mudança acontece de 3 em 3 meses, alternando entre quedas fortes e leves. Quando são fortes, até dá para arrancar apenas puxando com a mão...
É muito importante escovar os vossos coelhos durantes estes períodos de queda e, também, escovar todas as semanas, pois os coelhinhos, ao contrário dos gatos, quando ingerem pêlo não o conseguem vomitar. Essa bola vai pelo seu sistema digestivo e não será digerida, podendo criar vários problemas de saúde e, em casos, a sua morte.
Um dos sinais que mostram que o vosso bichinho está a ingerir mais pêlos do que deveria é parar de comer e diminuição do tamanho das fezes, até deixar de fazer de todo. Deve-se ir ao veterinário o mais rápido possível! Outro sinal, menos alarmante que o anterior, é se fizer um “colar de pérolas”. O colar de pérolas consiste nos cocós ligados uns aos outros por fios de pêlo. Quando se depara com esta situação deve-se dar um pouco de ananás, ou pôr na água um pouquinho de sumo de ananás, sem adição de açúcar... E quando for possível, levá-lo ao veterinário para que possa ser analisado.
Há vários tipos de escovas que se podem usar no coelhinho, neste momento tenho a primeira das imagens mas também há outros modelos bons, depende das necessidades de cada um... Às vezes também uso aquele pente das sobrancelhas para escovar a testa e as bochechas dele!



Há coelhinhos que não gostam nada de ser escovados, para esses aconselho que se vá para uma divisão da casa que ele não conheça e o ponha em cima de uma mesa (com uma toalha para não escorregar), deste modo ele não terá vontade de fugir e de saltar de uma altura a que ele não está habituado.
Já com o meu, que acho que para além de tolerar, já começa a gostar, é apanhá-lo quietinho no chão e escovar. Entre cada escovagem eu dou festas para que ele se sinta calmo e que aprecie a experiência.
A escovagem deve ser feita na direção do crescimentos do pêlo e, n meu caso, eu escovo até deixar de sentir a escova a prender-se por causa de nós.
O Poopsy tem 8 meses, e ele nunca teve uma mudança de pêlo forte! Às vezes nota-se que ele deixa mais pêlo na minha roupa ou sofá, mas nada comparado com o que outros donos passam. A primeira foto é o pêlo que sai semanalmente ao Poopsy e a outra é durante a mudança de um coelho que encontrei na net, tal nunca aconteceu ao meu!



Outra dica boa que complementa esta rotina, e que faço sempre depois de o escovar porque sei que é impossível apanhar o pêlo todo na escovagem, é molhar as mãos com água e passar no coelhinho! Quando junto as mãos e as esfrego fico com bolinhas de pêlo! Também é um óptima dica para tirar o pêlo da roupa.

Unhas

Bem que as unhas dos coelhos aleijam! E mantê-las cortadas é uma boa maneira de nos arranharem com menos força e de tratar da sua saúde, pois uma unha demasiado grande pode-se partir e aleijar o bichinho!
As unhas podem ser cortadas no veterinário. A última vez que o Poopsy cortou foi no final de Janeiro, quando marquei a castração, e já estão a precisar outra vez!!
Ou então podem cortar em casa com uma tesoura especial. Para isso é preciso segurar bem o coelhinho com uma toalha, fazendo um bunny burrito, e tirar à vez uma pata e tratar do assunto. 
É necessário ter cuidado quando se faz este tipo de manutenção, pois se se cortar o sabugo, será muito doloroso para ele e deitará muito sangue. Em alguns coelhos, como no meu, dá perfeitamente para ver onde o sabugo acaba. Onde acabar calcula-se uns 2mm para longe dele, em direcção à ponta da unha, e corta-se aí. Já noutros coelhos, em que as unhas são mais escuras, usa-se uma lanterna apontada para a unha e aí já será possível ver onde acaba o sabugo (quick)!

 


Dentes

Os dentes dos coelhos nunca param de crescer e, por isso, é necessários vigiá-los regularmente a ver se o coelho está a conseguir desgastá-los normalmente e se estão a crescer direitos.
Uma má saúde oral pode gerar vários problemas, o principal é o coelhinho não comer e isso pode acabar muito mal!
Quando eles têm os dentes demasiado grandes e/ou tortos deve-se ir ao veterinário para poderem ser cortados. Isso vai aliviar o coelhinho e melhorar a sua qualidade de vida.
A maneira mais natural de eles desgastarem os dentes é comendo feno. Também desgastam-nos a roer cartões e outras coisas que eles possam estragar!

Neste processo todo também se pode aproveitar para ver se está tudo ok com os olhos e nariz , se não estão a deitar líquido, procurar altos estranhos ao longo do corpo e ver se há pulgas.



Sem comentários:

Enviar um comentário