segunda-feira, 31 de março de 2014

Castrar

Esta é uma intervenção crucial se querem que o vosso coelho seja saudável, feliz e que viva mais tempo.

Por cá, a castração em coelhos é pouco mencionada e não se sabe as vantagens que traz com ela. Este post vai  explicar porque devemos castrar os nossos coelhinhos, como isso é benéfico para eles e para nós e a minha experiência com a castração do Poopsy.

As principais razões para submeter o vosso bichinho a esta cirurgia:

- Saúde. Os coelhos, a partir de uma certa idade, estão muito propensos a ter cancros, principalmente as coelhas. Se se castrar, essa probabilidade desce consideravelmente, zelando por uma velhice bem passada.
- Comportamento. Quando atingem os 5/6 meses, os coelhos entram na adolescência e as suas hormonas ficam ao rubro! Eles podem ficar mais agressivos e os seus instintos ficam mais fortes, escavando e roendo mais coisas.. Como estão nessa fase, eles também terão mais vontade de marcar território e de fazer investidas sexuais em coisas e também no dono. Parece assustador mais isto não acontece em todos os coelhos, o Poopsy não teve nada disto!
- Futuro companheiro. Para ter mais que um coelho, é necessário que todos sejam castrados. De outra maneira, eles seriam muito agressivos um com o outro, podendo acabar muito mal, e iriam tentar montar-se repetidamente, devido às hormonas presentes no organismo.
- Treino da wc. Os coelhinhos castrados aprendem muito mais rapidamente em ir à wc num sítio específico.

A minha experiência:

Marquei a cirurgia do Poopsy mal ele fez 6 meses. É por volta dessa idade que deve ser operado, entre os 4 e 6 meses. Apesar de ele ser um coelho muito dócil e que nunca foi agressivo, decidimos castrá-lo por motivos de saúde e porque queremos muito ter mais um coelho.
Quando o dia chegou, deixamos o Poopsy no veterinário ao 12h, mais a sua mantinha porque eu não queria que ele se sentisse completamente abandonado... Ficou numa gaiola grande com feno e água, tendo boas condições para passar lá o seu dia.
O resto do meu dia foi terrível, estava muito nervosa para saber novidades dele, apenas disseram para irmos buscá-lo às 18h do mesmo dia.

Quando lá chegamos, fomos até a sala onde o deixamos, e lá estava ele com um olhar muito atento! O veterinário tirou-o e pousou-o uma mesa, o Poopsy foi logo cheirar o “pai” e depois, eu que tinha os braços pousados também, veio  enfiar-se no meio deles, como um abraço... Foi tão bonito ver que ele sentia saudades nossas, e que sabe que nós somos sinónimo de protecção e amor..
Ele tinha uma coisinha espetada na orelha, por onde entrou a anestesia, vimos a incisão e receitaram-nos antibiótico Bactrim (que já tinha tomado daquela vez que esteve muito doente) e brufen para as dores!

Os coelhos quando passam por isto, normalmente ficam muito moles e comem pouco... Nesses casos deve-se incentivar comida e feno, e principalmente água, sejam vegetais bem molhados ou por seringa. É preciso vigiar se fazem cocós e se estão saudáveis e ver se a incisão está a cicatrizar bem e se o escroto, que lá fica, também cicatriza bem.
À espera destas coisas, pois com a maioria dos coelhos é assim, quando chegamos a casa e vimos como estava  o Poopsy, ficamos radiantes!!
Ele comeu logo a comida dele sem problema, bebeu água, e andava de um lado para o outro! Era como se nunca tivesse acontecido nada... o meu Poopsy sem dúvida que é um coelho excepcional <3

Demos os remédios durante uma semana, segundo as indicações do veterinário, e não tivemos problemas!
As mudanças do comportamento começam-se a notar passado 1 mês, que é quando as hormonas abandonam o seu sistema. Noto que ele está mais obediente, menos tentado a roer coisas que não deve e que consegue comer feno fora da caixa sem deixar porcaria cá fora!

Sem dúvida que o tratamento que ele teve contribuiu para a sua recuperação. Escolham um veterinário especializado em coelhos, não há muitos mas acreditem que não querem uma pessoa que não sabe o que está a fazer.. Esta cirurgia não é barata por cá, mas é um investimento.. A do Poopsy foi 100€, se fosse fêmea seria 200€.
O meu veterinário é o AlcabidecheVet estou 100% satisfeita com eles!

Agora é esperar pela altura certa para arranjar outro amiguinho J



 Aqui está o Poopsy a comer vegetais logo quando chegou a casa depois da cirurgia!!

Sem comentários:

Enviar um comentário